HISTÓRICO




A Escola Municipal Belisário Pena foi inaugurada em junho de 1948, sendo o Presidente da República, na época, o General de Divisão Eurico Gaspar Dutra; Prefeito do Distrito Federal o General de Divisão Ângelo Mendes de Moraes e Secretário Geral de Educação e Cultura o Professor Clóvis do Rego Monteiro.
A primeira diretora da instituição foi a professora Maria Isabel dos Santos nomeada  através de publicação no D.O de 17 de junho de 1948.  O nome da escola foi escolhido para homenagear o sanitarista Belizário Penna, mas na hora do registro houve a troca do "z" pelo "s" e foi retirado um "n" do sobrenome, ficando Belisário Pena.
A partir de 1916, o Dr Belizário Penna, iniciou uma Campanha de Saneamento, que não mais abandonou.  Fundou sozinho, o primeiro Posto de Profilaxia Rural no antigo Distrito Federal, no subúrbio de Campo Grande, que funcionava na Rua Augusto de Vasconcelos, hoje chamado de Centro Municipal de Saúde.
No início era escola rural em tempo integral e funcionou assim durante onze anos.  A planta era formada por quatro salas, o gabinete, refeitório e os banheiros.  As crianças estudavam as matérias do Núcleo Comum num horário e no outro trabalhavam na horta e do jardim.
O terreno da escola começava na Rua Regina e se estendia até a Rua Mário Mendes.   Na frente da escola havia um lago.  O uniforme das crianças era composto por uma jardineira comprida, com bolso no peito e cruzada nas costas.  Em 1973 houve a primeira grande reforma geral passando de quatro salas para nove salas de aula.  Os engenheiros tiveram o cuidado de executar a ampliação da planta de forma simétrica.
A parte do terreno que se estendia até a Rua Mário Mendes foi doado ao IASERJ que funcionava c omo posto de atendimento especializado com consultas e exames variados.  Hoje é uma extensão do Hospital Rocha Faria e é conhecido por "Rochinha".  O refeitório e os banheiros pertencem a construção original.  Quando a escola foi fundada só atendia a comunidade de Senador Doutor Augusto de Vasconcelos.   As outras escolas eram:  E.M. José Piragibe que ficava localizada do outro lado da linha do trem e E.M Fernando Torres localizada onde hoje é o ECOPONTO no bairro de Santíssimo.
Ambas as escolas foram derrubadas.  No local onde funcionava a E.M José Piragibe fica localizado um
prédio residencial e os alunos da escola foram para a E.M. Teodoro Sampaio.  Para atender aos alunos da E.M Fernando Torres foi fundada a Escola Municipal Fernando Barata Ribeiro.
Posteriormente, na reforma da década de 90 foi verificado que as duas salas que hoje atendem a Educação
Infantil não constavam na planta original.  Só a partir dessa época as mesmas foram anexadas à planta  original.  A diretora nesse período era a Professora Neuseli e a adjunta era a Professora Hilda, que hoje realiza trabalho de estágio voluntário na instituição.  A professora Neuseli sonhava com a reforma, mas faleceu e não chegou a ver a conclusão das obras.
Quanto ao aspecto pedagógico já passou por várias mudanças na metodologia do ensino.  A unidade já teve
atendimento ao aluno especial que recebia essa denominação em função de não apresentar as prontidões para a alfabetização.  Assim existia na hora da matrícula inicial a frequência desse aluno na turma CAD(Classe de Adaptação). A criança poderia ficar  na classe até obter as prontidões.  Ao final do ano havia o teste de GILLE e caso a criança ficasse reprovada ela iria frequentar a classe IE(Imaturo Especial).
Nesse período havia os especialistas em educação, orientador e supervisor educacional, que foram acabando na rede municipal devido às aposentadorias.  A instituição já trabalhou, durante os anos de 1974 até 1979, com alunos da Educação Infantil até a oitava série, mas aos poucos os alunos foram sendo remanejados para a E.M Rosária Trotta.
A Sala de Leitura recebeu o nome de Maria Isabel dos Santos em homenagem à primeira diretora nomeada e o Gabinete da Direção, a sala Olga de Souza Meirelles, recebeu esse nome para homenagear a diretora da instituição na década de 70, época da primeira reforma da escola e foi inaugurada em 18 de abril de 1973.
Hoje a E.M.Belisário Pena é procurada por várias comunidades devido aos vínculos históricos e afetivo com pais, mães, avós e tios, ex-alunos, que valorizam os serviços oferecidos à área Educacional.  A unidade atende alunos de Santíssimo, Senador Doutor  Augusto de Vasconcelos e Campo Grande.  O espaço físico da instituição é composto por: 1 gabinete da direção, 10 salas de aula, 1 sala de leitura, 1 laboratório de informática, 1 refeitório, 4 banheiros para alunos, secretaria e 1 sala de professores.
Atualmente a escola atende da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.   O Projeto Político Pedagógico tem lugar privilegiado no contexto da comunidade escolar, sendo objeto de aprofundamento através da prática pedagógica alicerçada pela Legislação Educacional vigente.
O atual P.P.P é construído a partir das demandas e necessidades sociais, cognitivas, culturais, éticas, estéticas, políticas e econômicas com vistas à formação do cidadão partícipe, solidário e transformador.  Para que esse trabalho seja efetivado é necessário que os elementos da comunidade escolar adquiram a posição de constantes questionadores das diferentes ações que se desenvolvem no cotidiano da escola e do papel de cada profissional.  Para a efetivação dessa proposta que está sendo construída à partir do fortalecimento da auto- estima e auto-conceito de todo os envolvidos, os vínculos serão efetivados e as relações de ensino consolidadas numa escola cidadã que procura atuar com  criatividade e criticidade, os conhecimentos e informações, cumprindo a função básica da Instituição escolar durante séculos, ou seja, transmitir a história social acumulada e a cultura das gerações anteriores, além de proporcionar aos aprendentes a oportunidade de construírem sua própria história.  A Equipe Técnico Administrativa e Pedagógica é formada pela Diretora Leila Angélica Lima Melo, Diretora Adjunta Gisele Barbosa Lopes e Coordenadora Pedagógica Claudia Maria Guerço.